Como cuidar BEM do seu travesseiro!!



Depois de um longo e cansativo dia de trabalho, nada melhor do que chegar em casa e se deitar sobre um fofinho e cheiroso travesseiro. Mas, para garantir uma boa noite de sono, é fundamental fazer sempre a manutenção da peça, que é um dos esconderijos preferidos de ácaros e outros micro-organismos.

Nem todos os travesseiros são laváveis. Por isso, fique atento às instruções de uso e de conservação, antes de molhá-los. A lavagem só é indicada quando há garantia de que a peça seca por inteiro. Um teste fácil para comprovar a eficiência da secagem é pesar o travesseiro antes e depois de lavá-lo. A diferença de peso indica a quantidade de água que ficou retida.

Se o travesseiro for lavável (de látex ou monobloco de espuma), é aconselhável fazer sua higienização a cada seis meses, numa lavanderia. Se for de Nasa, látex de poliuretano, molas ou flocos de espuma, coloque-o em local arejado, com fronha, não exposto diretamente ao sol.

Nunca os exponha ao sol. O aquecimento aumenta a proliferação de ácaros, fungos e bactérias. Além disso, os raios ultravioleta amarelam as peças. Não use produtos de limpeza nelas nem se deite com cabelo molhado.



Tire suas dúvidas

De quanto em quanto tempo deve-se trocar o travesseiro?
A vida útil de um travesseiro é de, em média, cinco anos de uso. Mas recomenda-se trocá-lo de dois em dois anos, pois o prolongamento do uso pode ser uma grande fonte de contaminação por micro-organismos. Travesseiros anti-ácaros duram mais.

Há alguma indicação especial na escolha de travesseiros para usuários alérgicos?
Se você é alérgico, verifique se o travesseiro tem tratamento anti-ácaros. Dê também preferência aos modelos feitos de látex, que, além de antibactericidas naturais, são higienizados um a um durante a produção.

Recomenda-se o uso de capas protetoras para travesseiros?
Sim, o uso da capa protetora impermeável vai aumentar a saúde e a durabilidade do seu travesseiro.

De quanto em quanto tempo deve-se trocar suas fronhas?
Deve-se trocá-las sempre que necessário ou, pelo menos, duas vezes por semana.

Que outros procedimentos aumentam a vida útil da peça?
Sempre afofe o travesseiro após o uso. Isso permite uma maior acomodação das células da espuma. E não use-o como recosto ou almofada. A espuma é projetada para absorver só o peso da cabeça.

Qual é a melhor maneira de guardar um travesseiro?
Nunca o guarde dentro de armários ou sob as cobertas, logo após usá-los.

Perguntas respondidas por Renata Federighi, consultora do sono da empresa Duoflex.


Veja mais!!!

http://www.facebook.com/mmartan.atibaia