Como armazenar o CAFÉ em casa, conservando todo aroma e sabor?

Como armazenar o CAFÉ em casa, conservando todo aroma e sabor?


- A forma como o café é conservado é um dos fatores mais importantes na preservação das características do grão!
Selecionamos dicas básicas sobre como conservar o café em grãos, com qualidade!

1. Não guarde na geladeira
O café é sensível a umidade. Com isso a geladeira não é o local ideal para armazená-lo.

A umidade presente nessas áreas pode oxidar o grão e isso vai diminuir o seu aroma.

Outro problema é que esses locais geralmente abrigam alimentos com odor forte, que pode ser absorvido pelos grãos de café.

2. Armazene longe da luz
A luz, mesmo que artificial, também pode oxidar o grão. O ideal, então, é armazená-lo em locais que permaneçam escuros a maior parte do tempo, como o interior de armários, por exemplo.

Dê preferência, ainda, para recipientes escuros, que dificultam a passagem da luz para seu interior. Assim toda a incidência de luminosidade sobre ele será amenizada.

3. Mantenha em local fresco
Só guardar os grãos ao abrigo da luz, porém, não é suficiente. Sabe aquele armário que pega sol o dia todo? Ou aquele local que fica ao lado do forno, do fogão ou do micro-ondas? Esses não são bons lugares para manter o café, pois a variação de temperatura à qual estão sujeitos é muito grande. Escolha locais frescos e longe de fontes de calor.

4. Guarde em potes herméticos
O contato com o ar é outro fator que pode minimizar a potência do aroma e do sabor do grão. O ideal é deixá-lo o mais protegido possível. Por essa razão, os potes herméticos são os mais indicados, já que oferecem ótima vedação e dificultam a troca de ar entre seu interior e o ambiente.

5. Evite deixar aberto por mais de 15 dias
Por mais que todos os cuidados sejam tomados, após 15 dias, em razão da abertura do recipiente várias vezes. É natural que ele perca a concentração de aroma e sabor.

Se você não consegue consumir a quantidade de café que está acostumado a comprar em um período de 15 dias, estude a possibilidade de adquirir embalagens menores. Se você seguir essas dicas, será mais fácil ter grãos frescos sempre à disposição!


.
#expertblenderscafe


#amamoscafe