Brinque com Brinquedo! Benefícios e a Importância Urgente de Estimular a Brincadeira com Brinquedos!

 Você sabe qual é a função do brincar para as crianças? Brincar é coisa séria! Você tem ideia de tudo o que a criança aprende enquanto está se divertindo? Quanto tempo do dia, seu filho passa brincando? Ultimamente, com muita preocupação e tristeza, tenho constatado que as crianças têm brincado cada vez menos com brinquedos e cada vez mais têm tido seu tempo ocupado pelos joguinhos e apps no celular. Um perigo silencioso e de grandes prejuízos para o desenvolvimento da inteligência emocional, bloqueando a capacidade de resolver situações inesperadas com criatividade e tolhindo diversos tipos de conexões cerebrais fundamentais para a saúde física e psicológica infantil.



Selecionei 10 motivos simples da importância da brincadeira com brinquedo, que justificam desligar o celular... já!  

1. COMBATE A OBESIDADE

É notória a importância do brincar com brinquedos, para que a criança se movimente, desenvolva a motricidade e mantenha o peso regular, combatendo a obesidade e o sedentarismo. A brincadeira com brinquedos é fundamental para que a criança explore espaços maiores, mexa-se mais, experimente variações climáticas, tome sol  entre outros benefícios. Meia hora de pega-pega, por exemplo, gasta em média 225 calorias e o mesmo tempo de amarelinha representa 135 calorias.  Montar um jogo de encaixe por 15 minutos, proporciona o gasto de 100 calorias!  Brincar com brinquedo, reduz a obesidade, o déficit de atenção, a hiperatividade e melhora o desempenho escolar

.

2. PERMITE O AUTOCONHECIMENTO CORPORAL

Quando a criança empurra um carrinho ou anda de bicicleta, está experimentando do que o corpo é capaz. Se você permite que seu filho corra, tropece, avalie e meça espaços, caia e levante de novo, ele aprende sozinho sobre suas possibilidades e limitações. A imaginação é ativada no faz-de-conta de ser a mamãe da boneca, o dono do cachorrinho, o construtor da casinha... na brincadeira, o ser humano começa a ter consciência de si mesmo, consciência dos outros e da sociedade.

3. ESTIMULA O OTIMISMO, A COOPERAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO

Por que o brincar tem tanto valor, a ponto de estar previsto na Declaração Universal dos Direitos da Criança, do Unicef? Porque seus benefícios transbordam em muito o aspecto físico. Segundo os melhores psiquiatras da área, a brincadeira com brinquedos é como se fosse uma característica inerente ao ser humano, trata-se de uma necessidade biológica básica que ajuda a moldar o cérebro. A vantagem mais óbvia é a intensidade de prazer, algo que energiza, ativa a criatividade, anima e renova o senso natural de otimismo, habilidades essenciais, que serão requisitadas também no futuro, À medida em que as brincadeiras se tornam mais complexas, o brincar com brinquedo,  oferece oportunidades para aprender em contextos de relações sócio afetivas, que explorarão  aspectos como cooperação, tomada de decisão, autocontrole e negociação.


4. GERA RESILIÊNCIA

Uma das habilidades emocionais mais valorizadas hoje em dia também é desenvolvida no ato de brincar: a resiliência. Quando a criança planeja uma brincadeira, seu planejamento está sujeito à mudanças no decorrer do brincar, ajustes e adaptações conforme as possibilidades. Entra em cena a capacidade de lidar com a frustração, de se adaptar e se desenvolver a partir disso. Com essas experiências, ela aprende a administrar suas decepções e a enfrentar as adversidades e solucionar necessidades com criatividade.




 

5. DESENVOLVE A ATENÇÃO E O AUTOCONTROLE


Seja para montar um quebra-cabeça, modelar massinha, puxar um caminhãozinho, ou empilhar uma torre com blocos, são promovidas habilidades que serão aperfeiçoadas a cada brincadeira. Sem contar que serão empregadas desde muito cedo na vida da criança, seja na hora de fazer uma prova no colégio, de conviver com os amigos no condomínio e de resolver um conflito.

6. ACABA COM O TÉDIO E A TRISTEZA

Brincar com brinquedo ajuda a manter em ordem a saúde emocional – e as próprias crianças percebem esse benefício. Ë cientificamente comprovado e estudado que passar muito tempo no celular ou em brincadeiras digitais, provoca depressão, desânimo, dependência e irritabilidade.  Brincar com brinquedo é uma oportunidade de experimentar felicidade, combater o tédio, a tristeza, o medo e a solidão.

7. INCENTIVA A EMPATIA

Nos jogos coletivos, como o futebol e a queimada, casinha com as amigas, jogos de tabuleiro com outras crianças e adultos, exige que a criança pense e aja enquanto parte integrante de um grupo. Em um mundo como o que vivemos, cada vez mais conectado, essa habilidade se faz ainda mais importante, trabalha-se cada vez mais com projetos (desde a educação nas escolas até as grandes empresas), nos quais tudo parte de um interesse coletivo e todas as etapas são desenvolvidas em conjunto – por isso, aprender a defender um time hoje pode ter grande impacto lá na frente.

 

8. INSTIGA O RACIOCÍNIO ESTRATÉGICO

Jogos de regra, como os de tabuleiro, põem as crianças em situações de impasse. Para solucioná-los, elas precisam raciocinar de maneira estratégica, argumentar, esperar, tomar decisões e, então, analisar os resultados. Ao solucionar problemas, elas vão tentar, errar e aprender com tudo isso – para que, na próxima rodada, possam fazer melhor, com mais repertório.

9. PROMOVE CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

Ao ler uma história, brincar de boneca ou construir um brinquedo com peças de montar, encaixar, enroscar, a criança desenvolve a imaginação e, para isso, não precisa de muito: potes, brinquedos de cozinha e mecânica e tantos outros, podem dar vida a tanta coisa, isso porque esses materiais não induzem a uma ideia pronta, toda a história em torno do brinquedo, será criada e vivenciada de maneira original. Milhares de conexões cerebrais serão ativadas!

10.  ESTABELECE REGRAS E LIMITES

Brincando com brinquedo, a criança reconhece e respeita os limites do espaço, do outro, de si mesma e do próprio brinquedo. A criança passa a lidar com regras, aprendendo a segui-las, questioná-las, avalia-las, o que será fundamental para conviver em sociedade – quando se faz necessário seguir certas convenções, mas também tentar mudar o cenário para melhor, se possível, com pensamento crítico, inteligência e personalidade própria. Um jogo de app no celular, não tem limites nem provoca qualquer reflexão, só robotiza e engessa.

Parceria: 

https://toybrow.mercadoshops.com.br/
https://toybrow.mercadoshops.com.br/