Festival de Inverno de Atibaia começa nesta sexta-feira (30) com diversas atrações Iniciativa da Prefeitura oferecerá eventos culturais gratuitos à população até 12 de agosto


Desta sexta-feira (30) até 12 de agosto acontece em Atibaia o tradicional Festival de Inverno. Mais uma vez a Secretaria de Cultura programou eventos diversificados para o festival, que abrirá sua programação nesta sexta (30) com ações que também fazem parte da Semana LGBTQIAPN+: Marcha LGBT (em parceria com o Coletivo Pajubá), às 19h, do Rosário até a Matriz; e show com Maria Gadú, às 20h, na Praça da Matriz.

Ainda na programação da primeira semana do festival, neste sábado, 1º de julho, às 14h, no Complexo Esportivo Santa Clara, acontecerá a Queimada Queer (pela Semana LGBTQIAPN+ e em parceria com o Coletivo Pajubá); às 15h, no Museu Municipal João Batista Conti, a abertura da exposição Retrospectiva dos Encontros de Artes Plásticas de Atibaia e a apresentação de Flavio Rodrigues e Cris Barbosa; e, às 20h, no Cine Itá Cultural, a apresentação da Banda Sinfônica do Projeto Educando com Música e Cidadania.

No domingo (2) será a vez da Orquestra Modesta, com canções para pequenos ouvidos (via PROAC), às 16h, no Cine Itá Cultural; e do Sarau da Jandyra (como parte da Semana LGBTQIAPN+), às 16h, na Praça Renata Pallottini.

Na segunda-feira (3) a programação da primeira semana do festival se une à Semana LGBTQIAPN+ e haverá palestras junto a servidores da Prefeitura no Cine Itá Cultural. Na terça-feira (4), às 19h, acontecerá a palestra "Qual o Lugar do Negro", no Quilombo Negra Visão. Na quarta-feira (5), às 19h, será a vez da reunião de coletivos LGBTQIAPN+ da região, no Cine Itá Cultural. Na quinta-feira (6), às 19h30, haverá a palestra de Rita Von Hunty, no Cine Itá Cultural. Na sexta-feira (7), às 19h30, acontecerá a peça teatral “Eu Sempre Soube”, no Cine Itá Cultural.

No sábado (8), às 15h, o Festival de Inverno contará com a atividade "Revolução Constitucionalista de 1932 – A Guerra Paulista", com o professor doutor Célio Egídio, no Museu Municipal João Batista Conti.

Ainda no sábado (8), a programação do festival volta a se integrar à Semana LGBTQIAPN+ com o evento Voz de BIXA (em parceria com o Coletivo Pajubá), às 19h, no Cine Itá Cultural; assim como no domingo (9), quando acontecem a Feira LGBT, às 14h, na arena do Centro de Convenções; e o Show de Joohny Hooker, às 18h30, também na arena do Centro de Convenções e encerrando a Semana LGBTQIAPN+.

A programação do Festival de Inverno 2023 seguirá até 12 de agosto com apresentações teatrais, circenses, musicais, de dança e exibições audiovisuais, com atualização semanal nos canais oficias da Prefeitura da Estância de Atibaia.

A secretária de Cultura de Atibaia, Maria da Glória Diniz, lembra que o Festival de Inverno é um evento cultural que compõe o calendário de atividades do munícipio há muitos anos. “Com o Festival de Inverno de Atibaia buscamos democratizar o acesso à cultura e valorizar coletivos, artistas e produtores locais. Neste ano novamente o festival mantém a diversidade que marcou as edições anteriores, associando arte, cultura, gastronomia e turismo em mais de um mês de festa. A Prefeitura segue fazendo mais por você, que está convidado a curtir as atrações”.

História
E neste ano o Museu Municipal João Batista Conti participará da programação do Festival de Inverno com eventos aos sábados do mês de julho. A iniciativa busca enaltecer a história do museu, que foi, durante muitos anos, o único local onde a arte e a cultura aconteciam na cidade, tendo como um dos principais exemplos o Encontro de Artes Plásticas de Atibaia.

Primeira etapa da seleção de propostas
Vale lembrar que a Secretaria de Cultura divulgou recentemente o resultado final da primeira etapa para a seleção de propostas de apresentação para participação no Festival de Inverno 2023, com 29 propostas classificadas.

A segunda etapa será a avaliação pela Comissão Técnica, formada por três pareceristas contratados pela Secretaria de Cultura, aprovados pelo edital para pareceristas no ano de 2022 (Processo nº 4.709/2022). Serão selecionadas dez propostas, distribuídas entre os seguintes segmentos: duas apresentações teatrais; duas circenses; duas musicais; duas apresentações de dança; e duas exibições audiovisuais.