Boa Alimentação = Bom Humor



Boa Alimentação = Bom Humor

As mulheres principalmente, entendem bem esta continha... Sabe aqueles dias de TPM, que você sente uma larica louca por chocolate, ou uma bela bomba de creme... Tem explicação, não é loucura pura não! Segundo nutricionistas, algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a capacidade de melhorar e até estimular o sistema nervoso. É vero! Sentar tranquilamente, numa doceria bem bonita e degustar com muita calma um brigadeirão, devolve aos poucos, a calma e a paciência!

Quem procura qualidade de vida sabe que um dos segredos está na alimentação. O que comemos é a balança para a manutenção da saúde, disposição física, boa forma e até para equilibrar o humor. Os atletas de plantão, estão sempre atentos ao consumo ideal de proteínas e carboidratos, bem como dos energéticos, na medida certa.

Mas falemos de nós, divas reais e mortais, sempre achando o quê emagrecer e sofrendo a privação de certos alimentos que nos fazem faltam não só fisicamente, mas também influenciam no nosso comportamento e relacionamento com as outras pessoas.

Nem citemos nomes, mas... quantas magrelas mau humoradas você conhece, hein? Huhum... aquela amiga, chata... que conta as calorias de tuuudooo... Péssima companhia para jantar fora, né!


Não quero defender aqui, a comilança desvairada, mas por favor, permita-se uma alegria, estabeleça um dia ou dois da semana, que seja, para se refestelar! Faz um bem...

Uma pizza à noite, com amigos,por exemplo,  o caso por exemplo, tem a capacidade de aumentar a produção de serotonina, susbtância responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O chocolate (que tal na sobremesa, hein!) provoca efeito semelhante, funcionando como um calmante em situações difíceis. 

Já o chá preto, café, refrigerantes e guaraná em pó são contra-indicados, pois são produtos ricos em cafeína, o que faz a ansiedade aumentar. Devem ser consumidos em pequenas doses, nada de gula nesse caso!

Gorduras saturadas e álcool também devem ser consumidos em pequenas doses. Eles interferem na atividade neural, provocando fadiga e raciocínio lento.

O Site Médico de Qualidade de Vida, lista alguns alimentos que podem ajudar a melhorar seu humor....


Algumas Dicas 


Alface: Ameniza a irritação; a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Banana: Diminui a ansiedade; age como calmante garantindo um sono tranqüilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio e possui vitamina B6, que ajuda a dar "pique" no organismo.

Mel e carboidratos em geral: Melhoram a sensação de prazer e bem-estar. Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre e brócolis: Previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células e principalmente para o desenvolvimento fetal. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem no cérebro.

Jabuticaba: Rica em ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B e carboidratos, a jabuticaba ajuda a combater a anemia, além de aumentar as defesas do organismo. Age como antidepressivo e reanima, pois fornece energia.

Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Ovos: Garantem o bom humor. São ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. Sua falta leva à apatia, ansiedade e perda de memória.

Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos

Castanha-do-pará: Auxilia na diminuição do estresse melhorando a depressão. Rica em selênio, um agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.

Pimenta: Leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido) que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina. Para o humor, as melhores pedidas são a pimenta-de-cheiro, a vermelha, a malagueta e a comari.

Chocolate: Este é o que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Uma unidade de bombom é suficiente.

Bem legal! São alimentos simples, do nosso dia-a-dia, tudo bem possível de ser consumido.

Desejo um belo final de semana a todos e... vamos manter o bom humor! Faz bem para você e para os que estão por perto!

Beijos!