Tragedia sem pontuacao!

Finalmente, meu note voltou para casa! Como voces perceberao, esta quase bom! Estou sem alguns acentos e pontos (como o dois pontos, sabe...) mas acho que posso me comunicar assim, por enquanto... Amanha volto la e resolvo esse probleminha...

Interagi via celular esta semana no Face e fiquei chocada com a situacao desse pais tropical! A TV bombou nas noticias tristes! Muitas chuvas, muitas mortes e perdas materiais tambem, as vezes, fruto de uma vida inteira de tanto trabalho!

Quando somos atingidos por estas tragedias anuais, que pioram a cada ano, duas atitudes nos sao inerentes! Procurar culpados e razoes para os acontecimentos e buscar ajuda. Fato eh que mudancas climaticas podem ter como causa, o estado médio da atmosfera, em escalas de tempo que vão de décadas até milhões de anos. Estas alterações podem ser causadas por processos internos ao sistema Terra atmosfera, por forças externas (como, por exemplo, variações na atividade solar) e pelo resultado da atividade humana irresponsavel.

Podemos entao "culpar" a açao do homem, o crescimento demografico irregular, a ocupaçao desordenada e a idade velhinha da Terra, que como idosa tem o direito de adoecer, deteriorar... Situaçoes que fogem do nosso controle! Ha ainda que se lembrar, da falta de saneamento basico, do descuido com a poluiçao dos rios, da falta de manutençao de obras

Independente dos culpados, as tragedias nos fazem encarar a vida com mais coragem, determinaçao. Ou por nos obrigarem a recomeçar, ou por nos constranger a ajudar que foi atingido. O que me comove muito eh a capacidade humana de seguir em frente.


Seguir em frente eh uma grande oportunidade de mudar! E eu tenho esperança na mudança sim! Mudança de habitos porcos, como jogar o lixo pela janela do carro ou na calçada da praça. Mudança de cuidado com a natureza que divide o espaçco conosco neste planeta redondinho, que precisa manter arvores e plantas nativas intactas, pelo bem de todos. Mudança no uso dos recursos naturais, com consciencia da necessidade de reciclar o lixo, reduzir o consumo de agua e enregia. Mudança na motivaçao do voto politico, porque governar nao eh o mesmo que dirigir um circo.

Mudar nao eh facil, mas eh o unico caminho. De minha parte, sempre fiz da boa mordomia ecologica, tema de aula para os meus alunos e principio basico de educaçao para os meus filhos. E ja que a tragedia aconteceu, agora eh correr atras do prejuizo, abrir os armarios e dividir com quem ficou sem, cobrar dos governantes as obras necessarias para reduzir os riscos no ano que vem.

Fico na torcida para que vivamos com responsabilidade e na admiraçao por tanta mibilizaçao em favor de quem foi atingido.

Abraço, volto na semana que vem, com acentuaçao e pontuaçao corretas, prometo!!