YOGA


O termo Yoga significa “jugo, canga, união”. Seu sentido mais comum é unir, religar o ser humano à sua essência. Mas a palavra tem outras acepções, como trabalho, caminho, harmonia, força, poder, atividade, ensinamento, conexão.
A Yoga é uma filosofia prática que permite ao ser humano a suspensão dos processos mentais que buscam incessantemente a felicidade fora de si, nos objetos externos, para conectar, interligar, harmonizar os pensamentos, sentimentos e partes do corpo, tornando tudo isso, um incrível todo de felicidade interna.
Não é a toa, que seis das maiores academias na capital paulista, calculam ter, juntas, aproximadamente três mil alunos de Yoga. Entre eles, muita gente que chega pensando ter descoberto um jeito de ficar com um corpinho bonito e acaba descobrindo que Yoga é bem mais do que isso!
A idéia é isolar o excesso de visão mental, intelectual e do ego para despertar a consciência corporal que aprende a lidar com os pensamentos, que por sua vez, manifestam-se em fluxos contínuos e têm efeitos concretos no corpo.
A sensação de medo, por exemplo, pode se traduzir em tensão muscular. A ansiedade torna a respiração mais difícil. Sustos elevam a pressão arterial. A idéia central de prática do Yoga é perceber que o contrário, também funciona. Se a mente superficial e agitada produz respiração igualmente superficial e agitada, a mente tranquila e serena, beneficia e unifica todo o corpo.
Aquietando e aprofundando a respiração aquieta-se e aprofunda-se a mente. Se a mente ansiosa é capaz de tensionar um músculo, o alongamento muscular é capaz de distensionar a mente, isto é consciência corporal e é assim que o Yoga funciona.

Quem pratica, logo percebe melhoras no sono, na flexibilidade muscular, na digestão, no controle da ansiedade, na organização da coluna e dos movimentos. No agito da vida estressante, nada melhor que reservar um tempinho só para você, desligando-se por um momento, das contas a pagar, dos trabalhos a entregar, do trânsito, das responsabilidades com os filhos... Se todas estas atividades são inevitáveis e cansativas, vale a pena investir em você mesmo, na certeza de que assim, a qualidade de tudo isto que você vive, será muito melhor!

Onde eu pratico?
Academia Lucena em Atibaia-SP
Professora Anita

Saiba mais...
- Técnicas de Yoga, M. L. Gharote Phorte, 11-279-2793
- Iniciação ao Yoga, José Hermógenes Record/Nova Era, 21-21-585-2000
www.yoga.pro.br