PRA QUE CHORAR SE O MELHOR É SORRIR?

Perguntou o saudoso poeta, Vinícius de Moraes:

Pra que chorar, se o sol já vai raiar, se o dia vai amanhecer?
Pra que sofrer se a lua vai nascer e é só o sol se pôr?
Pra que chorar, pra que sofrer, se há sempre um novo amor em cada novo amanhecer?


Ter um dia-a-dia com mais sorrisos e, conseqüentemente, mais alegre proporciona vários benefícios para a pessoa. Pesquisas revelam que boas risadas são capazes de estimular a prevenção e a cura de doenças, combater o estresse, aliviar dores, auxiliar no tratamento médico de controle de pressão alta, entre outros. Por outro lado, quem se recusa a rir é um sério candidato a desenvolver enfermidades como cefaléias, rinites, dores no pescoço, gastrites e úlceras.


A explicação para essa influência positiva dos sorrisos está em uma substância chamada endorfina, como explica Eduardo Lambert, médico clínico geral, homeopata e autor de vários livros de auto-ajuda, como "A Terapia do Riso - A Cura pela Alegria". "O riso ou o simples gesto de sorrir - ou seja, a contração de 28 músculos faciais que levantam as bochechas, elevam os cantos labiais e quase fecham os olhos - aciona no cérebro a produção de substâncias químicas chamadas endorfinas, que são semelhantes às morfinas. Elas se disseminam por toda a área corporal e dão a sensação de bem-estar físico e emocional", afirma.

Lambert esclarece que tudo é conseguido através do relaxamento dos músculos, dos vasos e, às vezes, até dos esfíncteres (diversos músculos anulares existentes em estruturas do corpo como a bexiga), quando ocorre da pessoa fazer xixi de tanto rir. Sendo assim, quanto mais se ri, mais endorfina é liberada. Pensando nisso, o clínico acredita que a terapia do riso deve ser indicada - sem restrição de idade - para ajudar as pessoas a viverem mais alegres e com a auto-estima elevada. "É um método terapêutico auxiliar e complementar de cura que visa a ajudar as pessoas a espantarem a tristeza, a depressão, a melancolia e o mau humor, e ainda desfrutarem dos benefícios do riso que propicia o bom humor e a saúde."



Vinícius de Moraes também disse que: "É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz no coração".


Vinícius de Moraes também disse que: "É melhor ser alegre que ser triste. Alegria é a melhor coisa que existe. É assim como a luz no coração".


Fonte (matéria central):
Jornal Cidade - Rio Claro
09 de Setembro de 2007