Cuidando daquela peça em cetim!



Quer fazer a sua peça em cetim durar sempre? Anote as nossas dicas:

- Não coloque uma roupa de cetim para lavar na máquina. Os movimentos bruscos da máquina durante a lavagem, bem como a força exercida sobre as roupas durante a centrifugação, pode danificar as costuras e rasgar seu tecido. Essa regra se aplica a roupas de todos os materiais delicados, como rendas.

- Tradicionalmente, o cetim não é um tecido que solte tinta, o que significa que você pode lavar peças de várias cores (exceto branco) juntas.

- Evite o uso de sabão em pó. Utilize um sabão em pó neutro.

- Molhe as roupas e delicadamente passe o sabão nelas.Massageie o tecido com cuidado, para fazer espuma. Repita esse processo com todas as peças. Após isso, coloque as peças numa bacia ou balde grandes, ou mesmo no tanque, com água pura. Usando as mãos, amasse o tecido dentro dessa água. Você estará imitando o movimento de lavagem da máquina, mas com a delicadeza adequada para esse tipo de roupa. Enxágue e repita o processo mais uma vez.

- Depois de lavada e enxaguada, não esqueça do amaciante. O ideal é evitar os amaciantes azuis ou rosas, porque podem vir a manchar os tecidos mais claros. Também não derrame o amaciante diretamente sobre a roupa. O ideal é diluí-lo na água e depois colocar as roupas de molho. Deixe de molho por aproximadamente 15 minutos. A função do amaciante é amaciar as fibras e tornar mais fácil a tarefa de passar a roupa, o que é indispensável em roupas de cetim.

- Não torça a peça. Em lugar disso, amasse-a para tirar o excesso de água, como se fosse um papel. Isso ajuda a proteger as costuras e aplicações.

- Pendure a roupa ainda úmida num cabide adequado e seque à sombra e pelo avesso, para que não desbote. A secagem demorará mais do que o normal, mas a vida útil da sua roupa será prolongada, assim como a forma da peça. Depois de retirar do varal, a peça pode ser passada de acordo com as especificações da etiqueta.