Brigitte Anne-Marie Bardot by Mari Malpighi

Brigitte Anne-Marie Bardot (Paris28 de Setembro de 1934) é uma ex atrizfrancesa. Conhecida mundialmente por suas iniciais, BB, é considerada o grandesímbolo sexual dos anos 50 e anos 1960. Tornou-se ativista dos direitos animais, após se retirar do mundo do entretenimento e se afastar da vida pública.


Ícone de popularidade da década de 1960, foi eleita pela revista americana TIME um dos cem nomes mais influentes da história da moda. Brigitte Bardot se tornou mundialmente conhecida em 1957, após protagonizar o polêmico filme E Deus Criou a Mulher, produzido pelo seu então marido, Roger Vadim. Bardot chamava a atenção da intelectualidade francesa, Simone de Beauvoir, grande intelectual e escritora, a descreveu como "uma locomotiva da história das mulheres", além de ter sido considerada a mulher mais livre do Pós-Guerra na França.


Mesmo sem ganhar grandes prêmios no cinema, Brigitte causava histeria na imprensamundial, era uma das poucas atrizes não americanas que recebiam grande atenção da imprensa dos Estados Unidos de sua época de onde surgiu o termo "Bardot mania", para qualificar a adoração que ela suscitava. Seu estilo natural, incorporado a uma mistura de ninfeta com femme fatale, juntamente com seus cabelos longos e loiros, tornaram-se mania entre as mulheres e influenciou todo o estilo e comportamento feminino das gerações das décadas de 1950 e 1960


Em 1985 ela foi premiada com a Legião de Honra Francesa, mas causou polêmica ao recusar o prêmio


Onde?
Mari Malpighi
  • Rua José Alvim, 264 - Centro 
  • Tel. 011 4411-5252
  • 12940-750

Modelo: Pamela Netto
Fotos: Ligia Blogueira

Fonte: Wikipédia