Ballet na fase adulta?


Há um ano, me aventurei nas aulas de ballet. Sim, no começo, recebi muitas críticas, de pessoas que questionaram, começar a prática de ballet na fase adulta. Eu resisti, porque me apaixonei por este esporte, que muito mais que um exercício físico, é uma prática de múltiplos benefícios, físicos, mentais e emocionais.

Que o ballet é um grande exercício para o corpo, todo mundo já sabe.  É uma atividade total, que trabalha cada músculo, promovendo o condicionamento, o fôlego, a firmeza e a precisão. O ballet desenvolve a postura elegante, o  andar e o sentar-se corretamente, movimentando o tórax, membros superiores e inferiores . A qualidade dos movimentos do meu dia a dia, foi muito beneficiada com a prática do ballet.



Movimentar-se, selecionando e ordenando de maneira independente diferentes partes do corpo, é uma capacidade inerente aos praticantes de ballet através dos exercícios e passos da dança. No ballet, a coordenação motora fina, relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares, particularmente das mãos e pés combinados com a visão e a coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem precisão, é pura rotina!

Aprender todos os passos, sua execução e encadeamentos, com precisão e suavidade exige disciplina e envolvimento. Esse controle mental deu um UP às aplicações de outras atividades diárias mentais, melhorando meu desempenho. Resistência física e mental são benefícios da prática de ballet, na fase adulta, benefícios dos quais não abro mão!

Minha vida pós ballet, tem muito mais qualidade! Melhora do sono, zero dor na coluna e lombar, maior concentração e... muita alegria! Porque o bom humor, a amizade e o companheirismo, são inerentes às aulas da nossa escola!

Escola de Ballet Viviani Ribeiro
Alameda Lucas Nogueira Garcez 3239
12947-000 Atibaia, SP, Brazil