Dica de Teatro: Ensina-me a viver- Glória Menezes

Vamos ao Teatro com Cine Cultura!

Ensina-me a Viver narra o encontro amoroso entre Harold e Maude.

Harold é um senhor de quase vinte anos, obcecado pela morte.

Maude é uma menina de quase oitenta anos, apaixonada pela vida.



Sensível, inteligente e rico, Harold não conheceu o pai. Convive com uma mãe indiferente e autoritária, numa relação desprovida de qualquer contato afetuoso. Atormentado, Harold tenta chamar a atenção materna simulando tragicômicas tentativas de suicídio.



A quase octogenária Maude, ao contrário, tem uma paixão incomparável pela vida. Aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último.



O contato entre esses dois não poderia ser mais inusitado e improvável, mas quando se encontram, a sintonia é imediata. Maude, cheia de alegria e positividade, ensina ao deslocado Harold os prazeres da vida e da liberdade.



Ensina-me a Viver é uma tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva o espectador a acreditar que simplificar a vida é o melhor caminho e que o amor continua sendo o melhor remédio.

Equipe



Equipe



Treze personagens, representados por nove atores, abraçados pela encenação poética de João Falcão, um dos mais talentosos encenadores brasileiros da atualidade. À frente de grandes projetos em teatro, TV e cinema, João prima pela capacidade de modernizar os clássicos, sem perder em sensibilidade e o lirismo. Suas obras, sempre autorais e contemporâneas, fazem dele um dos mais respeitados diretores de sua geração.



Maude é Glória Menezes, um ícone das artes dramáticas que já alimentava o desejo de viver a personagem que personifica o prazer, a liberdade.



O ator Arlindo Lopes, idealizador do projeto, guiado pelo desejo de viver esta história e interpretar Harold, encontrou na tradução inédita de Millôr Fernandes a sensibilidade e humor aproximando o texto teatral de sua versão cinematográfica, referência para muitas gerações.



A direção de produção é de Maria Siman, responsável por produções de grande sucesso como “Virgolino e Maria – Auto de Angicos”, “O Pequeno Príncipe”, “Divã”, “Mais Uma Vez Amor”, “Alice no País das Maravilhas”, “Beijo no Asfalto”, “Duas X Pinter”, entre outros.



Ficha Técnica:

     

Texto: Colin Higgins

Tradução: Millôr Fernandes

Direção e Adaptação: João Falcão



Elenco:

Glória Menezes – Maude

Arlindo Lopes – Harold

Ângela Dip – Helena Chasen

Antonio Fragoso – Tio Vitor, Dr. Matias, Padre Finney,  Inspetor Marcos e Caçapa

Elisa Pinheiro – Silvia Gazela, Nancy e Dora Alegria



Elenco de Apoio: Verônica Valentim, Guilherme Siman, Walisson de Souza e Jamil Pedro

Cenografia: Sérgio Marimba

Figurino: Kika Lopes

Iluminação: Renato Machado

Trilha Sonora: Rodrigo Penna

Projeto Gráfico: Dulce Lobo

Assistente Direção e Direção de movimentos: Duda Maia



Primeira Página Produções

Gerente de projetos: Paula Salles

Produção Executiva e Administração do Espetáculo: Luciano Marcelo

Direção de Produção: Maria Siman

Realização: Primeira Página Produções Culturais             

Produtores Associados: Glória Menezes, Arlindo Lopes e Maria Sima