Vamos tomar um cafezinho?

Vamos tomar um cafezinho?

Reuniões, encontros, pausa para descanso, espera... Muitas ocasiões do dia pedem um bom café espresso!

Espresso não é apenas uma bebida, é um estilo, um jeito de tomar café. A preparação do café espresso é um processo, uma experiência sensorial e perceptiva.

A qualidade do café é fundamental, o nível de qualidade do grão determina a experiência do espresso. 

Os melhores grãos são classificados como Especiais (acesse o site da BSCA e aprenda a reconhecer um café especial).  O melhor café, seja de qual tipo for, tem a data de torrefação inferior a 30 dias. Outra observação importante e básica, é verificar se os grãos são 100% arábica. Mas se você deseja uma experiência excelente, no consumo de café, sempre que for comprar do tipo arábica, escolha entre as categorias Gourmet e Especial.



Pode-se dizer que o arábica é o rei dos cafés! A espécie, originária da Etiópia, é cheia de aroma, bastante perfumada, tem um leve adocicado e um azedinho, que lembra a acidez da laranja e do morango – e os bons arábicas não são amargos. Então a pessoa compra o café extra forte, achando que quanto mais amargo, mais café é... Amargor, na verdade,  é um defeito no café. Quanto melhor for o café, de menos açúcar você precisa!




Também dá pra escolher um bom café, se ele tem uma boa embalagem. Os melhores cafés são embalados protegidos do ar e da luz, preservando contra a danificação das propriedades dos grãos, com válvulas especiais que impedem que o ar entre dentro.
Por fim, como tudo que consumimos, é importante saber a procedência do grão. Por exemplo, o nome da fazenda que o produziu, a data da moagem... E faça o seu café com água de qualidade! O oxigênio da água reage aos componentes do café.


Saiba mais...
Facebook.com/Café Club Store