Dica Hair- Trate as pontas duplas!

O Verão é uma estação maravilhosa, mas que exige cuidados redobrados com os cabelos! Pontas duplas e ressecadas acontecem devido à fragmentação da cutícula do cabelo, a parte externa do fio.

O fio de cabelo é dividido em camadas, de dentro para fora, elas estão divididas em: medula, córtex e cutícula. As três camadas são unidas e seladas por meio de proteínas e da gordura natural dos fios. No entanto, danos externos - como tratamentos químicos, secador, chapinha e sol - destroem as proteínas, causando a abertura das escamas da cutícula, deixando a estrutura interna exposta.

Para consertar o estrago a melhor opção continua sendo a tesoura (mesmo que só nas pontinhas) e tratamentos específicos, feitos no salão, para evitar as pontas duplas. Os tratamentos mais indicados são os que têm por objetivo reconstruir a massa capilar, como a cauterização e a reconstrução. Além de devolver aos fios as proteínas perdidas, esses tratamentos devolvem às madeixas sua umidade natural, fazendo uma hidratação profunda. 


É muito importante dar continuidade ao cuidado em casa. Cabelos ressecados, propensos à formação de pontas duplas, precisam de hidratação a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. Quem aplica  química no cabelo precisa de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor. A hidratação devolve o brilho aos cabelos, enquanto a cauterização reconstrói as proteínas dos fios.



As pontas duplas podem ser seladas temporariamente, mas não é possível regenerá-las definitivamente. Os produtos mais modernos à venda no mercado contêm polímeros na composição e carregam partículas positivas e negativas, formando um gel. As cargas positivas do gel se ligam às cargas negativas da ponta dupla, essa união sofre uma contração enquanto o cabelo seca, o resultado é uma melhora do aspecto das pontas duplas. Abandonar o uso desses produtos implica na volta das pontas duplas, eles vão saindo conforme se lava o cabelo.
Segundo o dermatologista Cláudio Mutti, o silicone disfarça as pontas duplas pois atua como uma cola, unindo as escamas da cutícula. Usado depois da escova, o finalizador com silicone cria uma barreira protetora, controla o frizz e dá muito brilho. Porém, o silicone não é um hidratante e nem funciona como tratamento e, se usado antes da chapinha, pode 'fritar' o cabelo e deixá-lo menos saudável.
O dermatologista Cláudio Mutti explica que o sol provoca pontas duplas porque agride especificamente a proteína ceramida, responsável pela união das camadas dos fios. "Por consequência, o fio não reterá água e o resultado será um cabelo ressecado, sem brilho e com pontas duplas", explica. Para evitar o dano, invista em cremes sem enxágue com protetor solar, que diminuem o risco de pontas duplas.
Marcelo Cesar Peluqueria
Cuidado que Impressiona, Beleza que Inspira
Agende sua sessão: 11 2427 1993


http://www.minhavida.com.br/beleza/galerias/12310-como-acabar-com-as-pontas-duplas-confira-sete-cuidados