Dica do Dia: Acerte no pingado!

O mais pedido da padaria, o pingado (ou café com leite) atravessa gerações e nunca sai de moda. Servido em xícara grande ou em copo americano, aquece as manhãs e tardes da população sem fazer restrição de raça, credo ou classe social. Para acertar dosagens e afins, confira  a seguir as dicas do especialista Ensei Neto, cafeicultor e criador do movimento "Eu adoro pingado". Suas refeições vão ficar ainda mais gostosas.

1. O café, base do pingado, tem de ser honesto, de boa procedência e qualidade.
2. O pingado perfeito usa apenas um pouco de leite, o suficiente para criar uma cor de caramelo quando misturado ao café. A "média" (outro clássico de padaria) é uma variação com metade leite e metade café.
3. Adoce a gosto, mas lembre-se: um bom café e um bom leite são levemente adocicados por natureza.
4. O preparo de café tem de ser correto, seja como cafezinho (no coador de pano ou papel) ou espresso. (Regras de bom preparo, que falam da quantidade de pó e qualidade da água, devem ser observadas).
5) Café gostoso é o preparado na hora, de preferência. Não deixe o café por muito tempo em garrafa térmica ou sob aquecimento, pois isso leva à oxidação e, portanto, a uma perda de sabores.
6. Se o seu pingado for feito com espresso, o café pode ser diluído como um “carioca” antes da adição do leite. Diluir o café, sim; diluir o leite, nunca.
7. Parece bobagem, mas nunca é demais lembrar: use sempre leite de boa procedência.
8. O ideal é usar o integral, mais encorpado que os demais. Mas desnatado ou semidesnatado, para o caso de restrições alimentares, também vão bem.
9. Evite ferver ou aquecer continuamente o leite. Assim, ele não perde sabor e qualidades nutritivas.
10. O melhor acompanhamento para o pingado ainda é o bom e velho pão na chapa.

Expert Blenders Café
Rua José Lucas, 69
Centro- Atibaia- SP
www.cafeclubstore.com.br



http://comida.ig.com.br/colunistas/giulianabastos/aprenda+a+acertar+o+ponto+do+cafe+com+leite+do+dia+a+dia/c1597138517352.html