A visão dos cachorros!


Basicamente, podemos afirmar que a constituição de nossos olhos é muito semelhante à dos nossos cães. Tanto nós quanto nossos amigos de quatro patas evoluímos de forma diferente, seja em relação ao ambiente em que tivemos que nos adaptar, ou no estilo de vida que levamos. De forma geral, podemos afirmar que o ser humano é uma espécie que adaptou-se a uma vida diurna e os cães tem hábitos principalmente noturnos, afinal eles evoluíram do lobo. Então, baseado nesta primeira análise, já podemos afirmar que o ser humano desenvolveu uma capacidade mais aguçada para visualizar o dia.



Os cães possuem na constituição fisiológica de seus olhos, muito mais bastonetes, e nós, temos muitos mais cones. Podemos concluir então, que nós enxergamos muito melhor as cores do que nossos cães. Se você pensar bem, isso faz sentido, já que nossos cães evoluíram em um ambiente noturno, onde não havia a necessidade de distinguir as cores. No entanto, havia uma grande necessidade de se focar nos movimentos, pois eles viviam em um território que poderia ser hostil. Os lobos, em seu habitat natural, necessitavam permanecer atentos pois a qualquer momento poderiam ter que se defender de predadores. Apesar da distância genética que existe entre os nossos cães domésticos e o lobo selvagem, eles ainda carregam em sua anatomia, as mesmas características de seus ancestrais.



Por outro lado, todos os cães podem ser considerados de certa forma míopes, ou seja, cachorros tem dificuldade de enxergar a distância. Algumas raças de cães, devido a estrutura dos olhos e da órbita ocular, podem possuir um grau menor de miopia. Cães mais velhinhos, também podem ter a sua condição de visão mais desgastada. Portanto, pelo que pudemos observar até aqui, esta característica canina de possuir uma visão naturalmente míope, pode ser a resposta para alguns cães que acabam atacando seus próprios donos à noite, quando o animal enxerga menos ainda, e às vezes, pela direção do vento, pois pode não sentir o cheiro dos seus donos.

Imagine que você está treinando o seu cão em um ambiente noturno. Caso haja pouca iluminação e dependendo da distância em que você estiver de seu cachorro, é muito comum que ele não consiga enxergar você. Por esse motivo é muito importante treinar seu cão utilizando gestos e associar um comando verbal. Também por isso, é importante que você tenha consciência da diferença que existe entre a visão humana e a forma que o cachorro enxerga o mundo. Quando um proprietário está treinando seu cão é muito importante compreender que o que pode parecer desobediência, muitas vezes é apenas uma confusão por parte do cão devido a questão da visão.




www.blogdocachorro.com.br/como-os-cachorros-enxergam/