Dica Gastronomia: Café Grãos Arábica

Porque os grãos de café Arábica são de qualidade superior?



Assim como qualquer fruto, o café tem várias espécies. Duas delas são as comercializadas: a Arábica e a Robusta. Pode não parecer a olho nu, mas as diferenças entre o grão de café Arábica e Robusta são imensas.

Os grãos Arábica tem mais harmonia

O espresso feito a partir dos grãos de café da espécie Arábica tem normalmente um sabor mais doce, mais delicado, considerado por especialistas um café de maior qualidade. Há, nesse tipo de grão, toda uma variedade de sabores que depende até mesmo do local onde são cultivadas.
O grão robusta produz um café mais amargo, menos agradável. É aquela xícara que precisa de um bocado de açúcar ou adoçante para eliminar o sabor desconfortável.



Os grãos Arábica precisam de mais cuidado

Os grãos de café Arábica são sensíveis, precisam de atenção desde o primeiro minuto e de condições favoráveis: clima, altitude, solo rico em nutrientes, muita irrigação. E são completamente vulneráveis a métodos pouco cuidadosos de colheita. Ou seja, se o café que você bebe em casa é 100% arábico, pode ter a certeza de que ele foi cuidado da melhor forma possível. Porque, se não fosse, nem teria se desenvolvido.
O grão robusta é mais “duro” e resistente. Desenvolvem com mais rapidez, não necessitam de tantos cuidados. O robusta é menos sensível, mas em contrapartida, é uma espécie de café que apresenta mais mutações e variações ao longo do seu ciclo de vida.



Mais cuidado = Maior qualidade

Tudo que a gente cuida com mais atenção, inevitavelmente, gera um produto de qualidade maior. Claro que quando a gente fala em sabor, as escolhas são subjetivas. Você pode preferir uma mistura de café robusta e arábica do que um café 100% arábico. O paladar é de cada um. Mas, pensando em qualidade do grãos, na harmonia de seus nutrientes, o arábica é a certamente a melhor escolha.

Consulte o especialista!




Expert Blenders Café
Rua José Lucas, 69
Centro, Atibaia- SP
www.cafeclubstore.com.br