O latido dos cães!

Cachorros latem – isso todos sabemos. Alguns latem mais, outros latem menos. O que muito de nós, humanos, não sabemos, é o que esses latidos significam. O latido de cachorro é a forma mais comum dos cachorros se expressarem e comunicarem. O latido para eles é como se fosse o nosso falar. Isso eles usam tanto entre si, como na comunicação entre eles (cães) e com nós (humanos).

O latido do cachorro pode ser uma coisa muito irritante para nós, humanos, ainda mais quando alguns cachorros tem o hábito de latir insistentemente. Alguns cachorros são bastante estressados, por inúmeras razões, e muitas vezes manifestam esse estresse latindo. O latido também é uma forma de nos alertar de perigos. Muitos cães de guarda avisam seus donos do perigo de um ladrão entrando na casa por meio de latidos.
O latido não precisa ser necessariamente sempre uma coisa ruim, desagradável ou sinal de algo não vai bem. Os cães também latem por motivos de alegria e felicidade. Quantos cachorros não começam a latir freneticamente quando veem que estamos pegando suas coleiras pra sair dar uma volta na rua? Ou então quando chega uma visita que eles gostam muito em casa? Do mesmo jeito que nós temos várias maneiras de falar e expressar o que sentimos, os cachorros também “falam” de várias maneiras.
Os cachorros latem por uma série de razões, listamos aqui alguns fatores que podem fazer o seu cachorro latir:
·        -  Quando você está de saída seu cachorro pode latir porque não quer ficar longe de você;
·      -    Ele viu ou ouviu o latido de outro cachorro e quer interagir com ele;
·       -   Ele quer brincar com você;
·      -    O cachorro pode estar ansioso, ou pode estar se sentindo sozinho;
·      -    Ele se assustou com alguma coisa que viu, ouviu ou sentiu;
·     -     Ele quer avisar que ouviu, viu ou farejou algo suspeito;
·     -     Ele quer chamar a sua atenção.


A maior parte dos problemas associados ao comportamento de cachorros diz respeito a cães que latem demais.  Para a maioria dos donos, o problema não é que o cachorro late, mas que ele late o tempo todo, por vários motivos e sem parar. Em diversos casos, o problema piora quando o dono tenta parar o latido, mas o cachorro interpreta o comportamento do humano como um incentivo para continuar. O problema comportamental de latido excessivo normalmente está associado ao comportamento do dono - a causa também pode ser melhor identificada através de uma análise feita por veterinários.
Normalmente cachorros que passam o dia todo do lado de fora de casa (ou a maior parte do tempo) tendem a latir mais do que os que ficam dentro de casa. O problema começa quando os pequenos e simples latidos aumentam para sessões de latidos que podem durar horas, e assim continuam porque não foi tomada uma atitude assim que esse problema começou. Desse jeito, o cachorro entende o próprio latido como um incentivo para ele latir cada vez mais.
Nesses casos, como por exemplo, se seu cachorro fica do lado de fora, no portão de casa e late para tudo e para todos, a solução é tirá-lo dessa parte da casa, assim ele não incomodará os outros e também não ficará mais estressado.
Uma outra dica que damos é não gritar com ele quando ele estiver latindo. Quando você grita com ele, você está o incentivando a latir mais. Aliás, essa é a melhor forma de incentivá-lo a latir mais! Para o cachorro, quando você grita, você reconhece e aprova o comportamento “latedor” dele. Ele pode até achar que você está latindo junto com ele, e assim ele nunca vai parar de latir, porque vai achar que vocês estão brincando juntos.
O melhor jeito de fazer seu cachorro parar de latir
Fale com ele com uma voz grossa e firme, sem gritar e principalmente, sem usar violência, para ele parar de latir. O maior desafio vai ser não gritar com ele, senão sua bronca não vai surtir efeito. Não recompense ou distraia seu cachorro quando ele estiver latindo. Assim que ele aprender que ganha alguma coisa, seja um petisco, brinquedo ou comida, ele vai sempre ter esse comportamento de latir até conseguir o que ele quer.
Vamos usar um exemplo de um cachorro que late por medo: alguns donos dão petiscos e carinho como uma forma de acalmar o cão. No começo, o cachorro late por medo, mas rapidamente ele vai entender que esse tipo de comportamento medroso vai fazer com que ele sempre ganhe alguma coisa que ele gosta, seja carinho, sua atenção ou um petisco. Em casos mais graves, o cachorro pode desenvolver um medo crônico de tudo, já que (sem querer) você o está incentivando a se sentir assim.
Apesar de não ser tão evoluída e complexa quanto a nossa língua (dos seres humanos), o latido é uma forma dos cachorros se expressarem que serve para passar mensagens, das mais simples até nos avisar de perigos. Aliás, é comum que donos e pessoas que convivem muito com cães consigam diferenciar seu latido para diferentes situações e demandas do cão. Portanto, fique atento ao que seu cachorro quer ou ao que ele está tentando te dizer!
Às vezes o latido do cão é tão incômodo e constante que os vizinhos acabam criando atritos com o dono do animal, além do estresse causado na própria família que tem o pet. Para evitar ou diminuir esses problemas é possível adestrar para que ele pare de latir tanto – lembre-se que o latido é uma forma de comunicação para ele, de forma que é natural que ele ainda lata, no entanto de maneira menos incômoda e frequente.
Para evitar o latido de cachorro segue algumas dicas que você pode tentar em casa:
·         - Dê atenção ao seu cachorro, ele é um ser que precisa de atenção e que quer viver perto da sua família, quando ele passa muito tempo sozinho é comum que ele fique triste, deprimido e faça mais barulho;

·         - Se a família passa muito tempo fora de casa por causa das obrigações é importante tornar seu cão o mais independente possível, evitando latidos excessivos;

·         - Quando repreender seu cão por latir use sempre a mesma ordem, assim ele vai saber que do que se trata e vai te obedecer, dê uma ordem simples, como “calado!”, afinal um cão não vai entender comandos complexos;

·         - Nunca bata em seu pet, o cão não entende que latir é errado e não deve ser maltratado por fazer algo que para ele é natural, o ato de violência só serve para deixá-lo mais assustado, agitado e confuso, além de colocar em risco a sua relação com ele;

·         - Se necessário procure por um adestrador que irá cuidar do problema de forma melhor;


·         - Mantenha seu cão em atividade, brinque e o leve para caminhadas, assim ele fica cansado e se sente mais feliz, reduzindo os motivos para latidos.



http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/latido-cachorro/