Como cuidar da saúde dos dentes do seu pet!

Estar sempre atento à higiene bucal do seu bichinho é fundamental para a saúde dele. Os problemas bucais mais comuns são formação de placa bacteriana e gengiva inflamada, que podem ocasionar infecções orais, abrir caminho a outras doenças ou até causar a extração dos dentes.


Para descobrir se há algo errado com a dentição do bichinho, o dono precisa fazer o animal abrir a boca e observar a coloração da língua, que deve ser vermelho vivo, e dos dentes, que não devem estar amarelados, ressalta a veterinária Amanda Sonnewend. "A atenção do dono é indispensável para que um problema de tártaro, por exemplo, seja tratado a tempo e não evolua para uma gengivite."
A principal causa do mau-hálito nos bichinhos, segundo a veterinária, é otártaro. "O tártaro está presente na dentição de cerca de 80% dos animais adultos e na maioria dos casos é ele o responsável pelo mau-hálito, e não os problemas estomacais, que geralmente arcam com a culpa".


Segundo a veterinária Luciana Pellegrino, para evitar estes problemas, é muito importante escovar os dentes do cão diariamente com creme dental e escova apropriados, acostumando-o desde filhote.
Tente tornar a escovação agradável para seu animal. Nunca force seu cão abrir a boca, isso pode estressá-lo e gerar algum trauma. Procure realizar o procedimento antes da atividade que seu bichinho mais gosta, pode ser antes de um passeio. Se ele se comportar direitinho durante a higienização ofereça algum biscoito como prêmio.
Outra dica é sempre oferecer ração seca e brinquedos, pois eles fazem atrito nos dentes, deixando-os ainda mais limpos e saudáveis. Assim, seu cão terá dentes livres de tártaro e uma boa saúde bucal.


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/familia/m-trends/saiba-como-cuidar-dos-dentes-do-seu-animal-de-estimacao