Plié- Escola de Ballet Viviani Ribeiro

O plié parece fácil mas não é!  É um dos movimentos mais importantes do ballet. Bailarinos fazem pliés todas as aulas. Eles fortalecem as pernas e articulações do quadril e desenvolvem seu en dehors. Irão te ajudar com saltos e com o trabalho de pontas.



Os pliés devem ser feitos ao som  e com a dinâmica de adágios (músicas lentas, movimentos contínuos).Normalmente praticamos primeiro o demi plié e depois os grand pliés. Importante:

- Manter as pernas viradas para fora - en dehors

- Descer e subir suavemente, isso requer força e controle

- Começar a trabalhar os pliés, principalmente quando se tratar de crianças ou de iniciantes que nunca fizeram aulas de dança, frente à barra e só depois virar de lado.

- No início é melhor fazer os pliés apenas na primeira, na segunda e na terceira posição. Deixar a quarta e quinta para um segundo momento.

- De vez em quando tire as mão das barras para verificar se está equilibrada. Muitas vezes, mesmo com os dois pés no chão, eles não estão posicionados corretamente o que fará você se desequilibrar

- Coxas, joelhos paralelos aos pés. Nunca virar mais os pés do que as pernas.

- A barra é apenas apoio, não se pendure.

- Depois que estiver fazendo bem na barra, tente fazer os pliés no centro. É interessante trabalhar o equilíbrio e a força.

- A boa postura também é essencial para os pliés.

Bom trabalho!










Fonte: http://www.mundobailarinistico.com.br/2015/01/passos-de-ballet-os-melhores-plies.html