Desvios Posturais & o Pilates

Para começarmos a falar sobre desvios posturais (escoliose, hiperlordose e hipercifose) temos que saber que a coluna vertebral é composta por três partes.
Quando alguns destes desvios ou curvaturas apresentam algum problema chamamos de desvio postural, porque sai do padrão normal de lordose e/ou cifose.
Na região do pescoço normalmente temos uma curvatura chamada de lordose, só que é muito comum às pessoas apresentarem um aumento nesta curvatura o que chamamos de hiperlordose cervical ou ainda, apresentarem um quadro de retificação cervical, ou seja, o pescoço desta pessoa é reto, não apresenta a curva normal.
Na região dorsal (meio das costas), logo abaixo dos ombros até mais ou menos a região perto da cintura, é normal ter uma curva chamada cifose, quando essa curva aumenta muito se dá o nome de hipercifose, ou seja, uma corcunda. Têm pessoas que também vão apresentar retificação dorsal, ou seja, tem uma coluna reta, o meio das costas é retinho.
Na região lombar (abaixo da cintura até o começo do bumbum), é natural termos uma curva chamada lordose, quando esta curva é aumentada chamamos de hiperlordose, é o famoso bumbum empinado, vamos encontrar este desvio acentuado nas mulheres de raça negra, em sua maioria. Quando não há uma curva e sim uma retificação lombar o bumbum fica achatado, sem nádega, é muito observado na raça oriental.

a) Escoliose
Devemos saber que a coluna vertebral, vista por trás, deve ser “reta”, alinhadinha, vértebra por vértebra. Qualquer desvio para os lados pode configurar uma “escoliose”.
A escoliose é uma mistura, quem tem escoliose pode também apresentar também uma hipercifose ou uma hiperlordose. A escoliose é vista naquela pessoa que é “torta”, onde o ombro está mais alto que o outro; a cintura de um lado é bem curvada e de outro é reta, um quadril é mais baixo que o outro, etc.
Estes desvios posturais anormais acontecem por vários fatores, por exemplo, na adolescência, é comum a menina esconder o surgimento dos seios por vergonha, pois seu corpo está mudando e suas costas vão se arredondando, formando uma corcunda, muitas vezes o seio cresce demais e pesa e ela adquiriu uma má postura e aparece a hipercifose.
No homem também há uma transformação na adolescência, eles têm muitos estirões de crescimento e o osso, no caso, as vértebras se desalinham e surge a escoliose.
No adulto é normal a má postura no trabalho, o sedentarismo, e isto tudo desencadeia desvios posturais, como: a retificação cervical ou hiperlordose nas mulheres, hipercifose nos homens sedentários, hiperlordose nas gestantes.

O que a pessoa sente?
Na maioria das vezes, as pessoas sentem vergonha da má postura que qualquer desvio traz fora isto, muitas vezes sentem dor; contratura ou tensão muscular; dor de cabeça; formigamento pelos braços ou pernas.
Por que praticar Pilates?
O Pilates é indicado em casos de desvios posturais por trabalhar o reequilíbrio muscular sustentando e estabilizando a coluna trazendo a mesma para o seu eixo, fazendo com que ela cresça para cima, ou seja, alongando e fortalecendo a musculatura, assim aliviando dores e desconfortos que a pessoa pode apresentar.
b) Lombalgia
Lombalgia significa dor nas costas, este não é um diagnóstico, apenas um sintoma que ocorre principalmente por má postura, hérnia ou protusao discal e excesso de atividade física.
O que a pessoa sente?
A maioria das pessoas sentem inicialmente dor na região lombar, que pode espalhar-se pelas nádegas, coxas e joelhos. Muitas pessoas apresentam também contratura muscular e espasmo. A dor piora geralmente, quando se faz flexão das costas (lavar roupas…), esforço físico (subir escadas, carregar peso, caminhadas longas…) ou quando a pessoa adota posturas inadequadas no dia a dia.
Por que praticar Pilates?
Porque os desvios posturais (escoliose, hiperlordose e retificação) vão tirar a pessoa do eixo, ou seja, do alinhamento. O Método Pilates vai trabalhar exatamente no realinhamento que estas pessoas necessitam. Desta forma, o método propicia a aquisição de boa postura, um equilíbrio muscular diminuindo a tensão da musculatura, fortalecendo músculo fracos, alongando cadeias musculares, ou seja, restabelecendo o equilíbrio corporal para readquirir sua auto estima.

Onde... 
https://www.facebook.com/thepilatesstudiobrasilatibaia
(11) 97446-2182