Atletas melhoram o desempenho ao cuidarem dos dentes- entenda a relação direta entre saúde bucal e a atividade física!

O universo esportivo não para de evoluir. A cada dia que passa, atletas são levados a atingirem seus limites físicos e psicológicos. Recordes seguem sendo quebrados e os jovens são trabalhados cada vez mais cedo para se tornarem capazes de performances perfeitas. Essa transformação acontece em todos os esportes!



A cada momento, os médicos, preparadores físicos, nutricionistas, entre outros, pesquisam maneiras de aperfeiçoarem o desempenho dos esportistas. Essa tendência faz com que todas as áreas sejam exploradas, e isso vale diretamente para a odontologia de modo geral!

Uma pequena dor de dente já pode impactar negativamente na performance da prática de atividade física, isso porque a saúde bucal está diretamente ligada aos mecanismos básicos do corpo humano, tais como circulação e respiração. A odontologia procura identificar problemas na boca e erradicá-los. É uma ação importante para que qualquer praticante de esporte não sofra queda em seu desempenho.

O mais importante é prevenir as doenças bucais e tratar as existentes. A história de 1996 do atleta de futebol Ronaldo, quando iniciava sua carreira profissional no São Cristóvão é um marco da importância da saúde bucal para atletas no Brasil. O Fenômeno quase foi dispensado do clube por um desempenho abaixo do esperado. Os dentistas da ocasião identificaram que haviam dois canais e uma falha ortodôntica que o compeliam a respirar pela boca, diminuindo assim, sua capacidade aeróbica.



O Instituto do Coração (Incor) realizou uma pesquisa em São Paulo e constatou que 45% das doenças cardíacas tinham origem na cavidade bucal, devido a caries profundas com comprometimento do canal, gengivas inflamadas, restos de dente e abscessos.

No espaço Winner Fit Atibaia, inaugura na segunda feira, 5 de Setembro, 18 horas,  o Consultório Odontológico Dra. Vivian Fernandes Cristal. Focados na saúde completa, temos certeza de que muitos se beneficiarão da oportunidade de consultar a dentista com fácil acesso!

Venham conhecer!
Esperamos por vocês!

Al Prof Lucas Nogueira Garcez, 5006
Tel.: 11 4217 3272  /  11 97337 7397


Fonte: