Dica Gastronômica: Harmonize café & queijo

Definitivamente, algumas coisas parecem que existem pra completar outros. Há parcerias infalíveis e incontestáveis! Por exemplo, se a gente pensa em goiabada, o acompanhamento é queijo! Já com o arroz, tem que ser feijão! Há quem diga que macarrão- aquele bolonhesa caprichado,  sem queijo, é igual a namoro sem beijo.
Filha de mineiro, desde sempre vi meu pai mergulhar um pedaço de queijo na xícara de café quente. Bom... O queijo dá aquela derretidinha e faz bonito no acompanhamento para o café.
Mas o café tem sido tão estudado e consumido, cada vez de um modo mais refinado, que vale observar qual tipo de queijo harmoniza melhor com qual tipo de café, e tornar a experiência ainda mais saborosa!

Se o café e leite fazem a combinação perfeita, o café com queijo não perde em nada na harmonia!
Vale a regra simples de harmonização de todos os alimentos: por similaridade ou por contraste.

Similaridade – quando a combinação é feita por elementos, ingredientes com características parecidas. O objetivo neste caso é equilibrar ou intensificar um sabor.
Contraste – as características principais do ingrediente se opõem completamente, destacando algum sabor em especial ou equilibrando os sabores mais fortes.

O especialista em queijos – Francisco Assis de Oliveira – explica que queijos mais suaves são harmonizados com cafés mais suaves. “A intensidade do dois é muito importante. Se combinarmos um café super encorpado e um queijo mais fraco, a harmonização fica comprometida. O mais forte sempre vai mascarar o menos intenso”.
Por exemplo, o queijo parmesão com  café 100% natural, mais encorpado e com toques de chocolate e frutas cítricas- o resultado é maravilhoso! O café mascara o salgadinho do queijo e chega até a deixá-lo um pouco mais doce.
Outra delícia mineira que vale a pena provar! Prepare aquele coado no final da tarde e junto, deguste um pedaço generoso de queijo meia cura! Deixe os dois elementos na boca e mastigue bem devagar! Surpreenda-se com a sensação de café com leite que ficará na boca.
O bacana mesmo, é você se aventurar em novos sabores! Pare uma meia hora do seu dia, com o celular modo avião e curta um momento café, só seu.



Fonte: Francisco Assis de Oliveira- especialista em harmonização de queijos
Expert Blenders Café
Rua José Lucas, 69, Centro, Atibaia SP
https://www.facebook.com/cafeclubstore/