Dica Pet: desidratação e hiper-hidratação em cães

Sabemos que a desidratação pode ser muito perigosa e até fatal, mas poucos sabem que a hiper-hidratação também pode ser um problema para o animal.



Desidratação

Podemos diagnosticar a desidratação nos cães observando se seu focinho e gengivas estão secos, outra forma de perceber é pela falta de elasticidade da pele. Um teste bem simples pode comprovar esta falta de elasticidade na pele. Segurando um pouco da pele do seu cachorro localizada perto de seu ombro, ou na parte baixa da cervical, e realize uma dobra. Em animais hidratados, a pele volta logo em seguida à normalidade, mas se o seu cachorro precisa de água, a pele demorará um pouco mais em voltar a sua posição normal, indicando que lhe falta elasticidade, e portanto, líquido.
As causas da desidratação podem ser por excesso de calor e exercícios físicos, como também vômitos e diarreias.
Diante de um caso de desidratação, o mais importante é que seu cachorro recupere o líquido e os minerais que perdeu. Tenta dar-lhe água, mas pouco a pouco, para evitar que ele vomite. Muitas vezes, depois de episódios de diarreias e vômitos, os cachorros se resistem a ingerir qualquer coisa. Nesse caso, você pode dar o líquido com uma seringa sem agulha, de maneira constante ao longo do dia.
Outra boa alternativa é dar a ele um caldo de frango ou de carne leve, que contém vitaminas, minerais e além do mais ajuda na hidratação. O cheiro pode fazer com que o animal se sinta estimulado a beber de forma mais simples.
De qualquer forma leve sempre o animal ao veterinário em casos de desidratação, pois pode ser um indicativo de Leptospirose, Parvovírus e Pancreatite. A desidratação também causa pedra nos rins, falência nos órgãos e até a morte.


Hiper-hidratação

Já para os casos de excesso de ingestão de água pode ser um indicativo de diabetes, infecção na bexiga ou outro tipo de infecção. Um cachorro hiper-hidratado pode vomitar, ficar confuso e letárgico.
A hiper-hidratação pode causar inchaço do estômago, desequilíbrio eletrolítico e hiponatremia (toxicidade da água), por isso leve-o a uma consulta com o veterinário assim que perceber o problema.