Dica Saúde: Dentes "encavalados" - Dra. Vivian Cristal- Winner Fit Atibaia

Nesta terça, a Larinha foi avaliada pela dentista Dra. Vivian Cristal, na Winner Fit Academia Atibaia!




Logo de início, a gente conversou bastante. A Dra. Vivian sondou todas as informações de saúde da Lara e também seus incômodos, necessidades...

A Lara gosta de cuidar dos dentes, então não há cáries e a gengiva está saudável. O problema que precisamos trabalhar, são os dentes encavalados. Principalmente na frente, os caninos foram bem empurrados para cima! Muito dente e pouca boca! Rsrsrs...

Os dentes tortos ou "dentes encavalados" podem ter diversas causas, sendo que o tratamento adequado para corrigir ou alinhar os dentes pode diferir de acordo com essas mesmas causas, a idade, condicionantes estéticas e severidade do problema.

Este tipo de problema afeta a estética facial e o aumento da frequência com a tendência de  trincar ou trilhar os lábios e o interior da bochecha, e muitas vezes a má oclusão que em certos casos causam dor de cabeça associada ou não a problemas ao nível da articulação entre os maxilares (ATM).

O apinhamento dos dentes, para além das várias repercussões que pode apresentar a nível funcional, pode ainda afetar a autoestima, inibindo o sorriso por vergonha e afetando a vida social.
Acresce que basta apenas um dente encavalado para originar um desequilíbrio na oclusão dentária e consequentemente desencadear outras situações parafuncionais. É mais difícil manter uma boa higiene oral com os dentes apinhados, devido à maior dificuldade em conseguir-se uma escovagem eficiente e a passagem com o fio dentário, favorecendo assim o aparecimento de mau hálito (halitose) e cárie dentária.
As causas para dentes tortos ou apinhados, numa primeira abordagem, tendem a ter características genéticas e hereditárias. Essa informação genética determina o tamanho dos dentes e dos maxilares, que sendo hereditária, e caso não seja homogénea, poderá implicar uma desproporcionalidade entre o tamanho dos dentes e o tamanho dos maxilares. Por agora, vamos fazer uma panorâmica e documentar toda a situação da boca da Lara. Quando tivermos as informações, a Dra. Vivian vai avaliar os melhores procedimentos para a correção.

Vale dizer que uma consulta como essa, minuciosa e com anamnese detalhada, é fundamental para o sucesso do tratamento.

Aguardem... cenas do próximo capítulo!



Onde?

Dra. Vivian T. Fernandes Cristal
Tel: 11 4217 3272 e 11 97337 7397


Winner Fit Atibaia
Al Prof Lucas Nogueira Garcez, 5006
12940 000 Atibaia