Dica Gastronômica: Café na Prensa Francesa - Café Club Store

Não, não é só em casa que se bebe café coado. Apesar de ser preferência nacional, ainda há uma certa resistência por parte do público em consumir a bebida fora de casa, em locais especializados nos estabelecimentos, o campeão ainda parece ser o expresso. Mas na luta pelo retorno dessa tradição, cafeterias do Brasil e do mundo têm investido cada vez mais no café coado utilizando diferentes equipamentos.

A prensa francesa, por exemplo, funciona por meio da infusão do café. Encontrada desde 1850 nas cozinhas da França, foi registrada apenas em 1929 pelo designer italiano Attilio Calimani. Além de ser de fácil manuseio, o dispositivo é ainda ecológico, pois não requer filtro de papel. A principal característica da prensa francesa é a possibilidade de se obter uma bebida equilibrada, tanto no corpo, quanto na doçura e na acidez.


O equipamento permite que os óleos aromáticos do café permaneçam na bebida e mantém alguns resíduos sólidos que ficam depositados no fundo da xícara. Utilizar a moagem muito fina ou deixar o café mais do que quatro minutos na prensa francesa pode dar origem a um amargor indesejado. Para a prensa francesa, escolha o café de moagem mais rústica, de média a grossa. 

Onde...  Expert Blenders CaféRua José Lucas, 69, Centro, Atibaia- SP
*Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/cafe-na-prensa-francesa/