Dica Pet: Cuidado com Cães e Gatos no Clima Úmido- Pet Estética Animal- Marcos Lobo

Com a chegada das chuvas, não são apenas os seres humanos afetados pelas quedas de temperatura e o impacto das chuvas. Os cães e gatos ficam vulneráveis a algumas doenças causadas por vírus em função da mudança de temperatura, em especial à umidade. Animais saudáveis e vacinados tem menos probabilidade de ficarem doentes, mas existem outros fatores externos que podem influenciar no estado de saúde do animal, por isso a carteirinha de vacinação deve estar em dia e os animais devem viver em um ambiente higienizado.


As doenças mais frequentes no inverno são a leptospirose, broncopneumonia, bronquites e a temida cinomose, que tem um efeito devastador no cachorro quando não tratada a tempo, e na maioria das vezes leva o animal ao óbito em poucos dias. Os sintomas em gatos e cães são totalmente diferentes um do outro, pois enquanto os gatos gostam mais do clima quente, os cães preferem o clima frio, em função disso os felinos apresentam os sintomas mais aparentemente que os cães que são naturalmente mais preparados para a época da chuva, enquanto os gatos nem tanto. Por isso, nos primeiros sinais de espirro, olhos marejando, tosse seca, os donos de gatos devem imediatamente buscar um médico veterinário, para evitar o que pode se tornar uma broncopneumonia.


Mesmo os cães sendo mais resistentes às chuvas, isso não os torna menos vulneráveis às doenças causadas pela umidade, por isso é essencial que ele esteja totalmente vacinado e com uma alimentação equilibrada.  Importante ressaltar que nos primeiros sinais de falta de apetite e tosse, o médico veterinário deve ser imediatamente procurado, pois pode ser sinal de alguma doença grave. Assim, a melhor forma de manter os cães saudáveis é ter uma vacinação em dia, uma alimentação balanceada e uma regularidade de visita a um médico veterinário.


Pet Estética Animal Marcos Lobo

Highlights info row image
(11) 2427-1348






*Fonte: http://salvarclinicaveterinaria.com.br/?p=502