Dica LifeStyle: Sapateado no Ballet Viviani Ribeiro

Quando a gente fala em sapateado, logo vem à memória o eternamente inesquecível Cantando na Chuva! Sim, o sapateado tem esse poder, de eternizar momentos com seu som único e seus movimentos incríveis! Na verdade, são inúmeros os filmes inesquecíveis, estrelados pelo sapateado! Qual é o seu favorito?


O sapateado se originou da fusão cultural entre irlandeses e africanos. Sua primeira manifestação aconteceu na Irlanda, no início da Revolução Industrial. Nos pequenos centros urbanos, operários costumavam usar tamancos (Clogs) para isolar a intensa umidade que subia do solo e, como forma de diversão, reuniam-se nas ruas, tanto homens como mulheres, para uma animada competição, onde o vencedor seria aquele que conseguisse produzir os sons e ritmos mais variados com o bater das solas no chão de pedra. Esta diversão passou a ser popularmente conhecida como " Lancashire Clog "

.
Por volta de 1800, os tamancos foram substituídos por calçados de couro (Jigs) por serem mais flexíveis e moedas foram adaptadas ao salto e à biqueira para que o " sapato musical " soasse mais puro. Com o tempo, as moedas foram trocadas por plaquinhas de metal: os "taps".


Sapateado no Ballet Viviani Ribeiro- vem dançar!!



Ballet Viviani Ribeiro

Al. Prof Lucas Nogueira Garcez, 2188
Atibaia SP 

Tel 11 4217 0453