Dica Pet: Cães X Carrapatos!

Há um mês atrás, o nosso schnauzer mais velho, o Lennon de 6 anos, amanheceu com feridas e mancando da patinha traseira. Ficamos muito preocupados e corremos pra o veterinário. O diagnóstico veio do Dr. Bruno, do Boutique Animal, após um hemograma completo e raio X: Doença do Carrapato! Um susto! O Lennon entrou no antibiótico e nós na investigação de onde poderia vir essa praga! Vivendo no quintal de piso, o carrapato se mostrou mais comum do que imaginávamos. Pode ter vindo de um passeio na rua, da passagem de algum morcego, do contato com outros cães...  



O aparecimento de carrapatos em nossos cachorros são sempre uma péssima notícia. Carrapatos podem transmitir várias doenças que podem até causar a morte, tanto em cães, quanto em humanos, portanto manter o cachorro livre de carrapatos não é uma questão de escolha e sim uma questão de necessidade.

Da Primavera ao Outono, um número muito grande de ovos de carrapatos eclodem e povoam gramados e outros tipos de vegetações. Suas garras grudentas facilitam com que eles agarrem-se aos cães que estão passeando, principalmente se seu cachorro tiver espírito investigativo ou for um cachorro aventureiro que adora vasculhar o jardim.
O carrapato sobe rapidamente pela pelagem do cachorro, agarrando-se na pele e começa a sugar o sangue de seu cachorro. Eles podem ficar agarrados no cão durante dias e qualquer micro organismo que esteja alojado dentro deste inseto se alojará no seu o cachorro.



Portanto, manter seu cachorro sem carrapatos é com certeza a melhor saída. Foram os dois para os cudidados no pet do Marcos Lobo- a Lucy, de 4 anos e o Lennon. Banho, tosa e uma limpeza caprichada.

Mas como matar carrapatos do cachorro e ambiente? Selecionamos algumas medidas importantes e esperamos que ajude!
Pipetas top-spot
Estas pipetas geralmente são aplicadas na nuca do cachorro e podem ser eficazes na prevenção contra carrapato. Indicada para cães que vivem em ambientes onde tenha pouco perigo de re-infestação, pois sua eficácia é apenas como forma preventiva. Dependendo do porte do cachorro e das condições do lugar onde ele vive esta opção poderá funcionar bem. Geralmente estes remédios controlam os carrapatos e as pulgas. Normalmente prometem manter este tipo de parasitas à distância por até um mês. Como existem a venda uma grande variedade de marcas, verifique com muito cuidado a marca que você irá escolher. Leia bem o rótulo da embalagem e em caso de dúvida, aconselhe-se com seu veterinário antes da aplicação.

Medicações orais

Existem comprimidos que são dados uma vez por mês, prometem mais ou menos a mesma coisa que as pipetas. Eles são fáceis de administrar e você terá que usar frequentemente, no entanto como no caso das pipetas, funcionam bem para carrapatos dependendo do ambiente em que ele vive e do porte do cachorro.



Triatox (Amitraz)

Produto químico bem interessante para remoção imediata de carrapatos, pode ser pulverizado no ambiente em que o cachorro fica.

Spray de Fipronil


O famoso Frontiline spray carrapaticida, cujo princípio ativo é o fipronil, age no sistema nervoso central destas pragas, matando-as imediatamente após o contato com o pelo ou pele dos cães e pode ser utilizado sem perigo em fêmeas prenhes ou gestantes e em filhotes jovens. O fipronil  ainda fornece proteção para algo em torno de um mês contra carrapatos. Este tipo de  Spray é incrível e pode ser usado para matar carrapatos em regiões endêmicas onde os carrapatos são mais predominantes.


Onde...


Veterinário

Boutique Animal




(11) 4412-4342





Pet Shop Banho e Tosa

Pet estética Animal Marcos Lobo