Exame Oficial- Ballet de Cuba- por Paula de Castro e Maestra Ramona de Saá- Escola de Ballet Viviani Ribeiro


Tradicional e inovadora escola de dança com mais de 40 anos no mercado e representante oficial da Escuela Nacional de Ballet de la República de Cuba (ENBC) no Brasil, desde 1994, o Ballet Paula Castro foi fundado pela bailarina, educadora física e psicóloga Paula Castro. Reconhecida pelo seu rigor técnico, pela qualidade de ensino e pelo desenvolvimento de talentos para o setor artístico e cultural,  Em 1994, o BALLET PAULA CASTRO, mais uma vez atuando de forma pioneira, assinou com o Governo Cubano um contrato para a implantação do Método de Ensino da ESCOLA NACIONAL DE BALLET DE CUBA NO BRASIL (ENBC/BR).

 Com isto, o BALLET PAULA CASTRO passou a adotar o verdadeiro método cubano para o ensino da técnica de ballet clássico, com a técnica desenvolvida pelos cubanos, que têm características que se enquadram e se adaptam bem ao biótipo dos brasileiros; é muito virtuosa e dinâmica, motivando mais as alunas. Por outro lado, sua exigência técnica é bastante rigorosa. O contrato feito com o Governo de Cuba permitiu o treinamento dos professores com relação ao conteúdo programático do curso, dando-lhes maiores subsídios para atuarem de forma mais didática e pedagógica com os alunos.
Para que isso ocorresse o BALLET PAULA CASTRO trouxe a criadora desse método, a Maestra Ramona de Saá, garantindo a qualidade do trabalho.
O BALLET PAULA CASTRO é representante exclusivo da Escola Nacional de Ballet de Cuba – ENBC no Brasil e de seu método de ensino e aplica as provas para promoção de ano dos alunos da Escola de Ballet Viviani Ribeiro.


Terça feira, 2 de Outubro, os alunos do Ballet Viviani Ribeiro foram avaliados pela Paula Castro e pela Maestra Ramona de Saá e nós temos algumas fotos de turmas que vivenciaram esta experiência.







Temos muito orgulho em afirmar que enquanto o nosso país passa por tempo de má administração dos poderes e brigas políticas, nós estamos trabalhando pela formação de uma geração educada pela arte e cultura do mais alto nível.   Não colocamos a nossa esperança em política, nós investimos no trabalho de educar para transformar, porque é assim que construiremos um país melhor.

Ligia Blogueira para Escola de Ballet Viviani Ribeiro