Como evitar lesões na dança?- Studio de Dança Irany Sguillaro

Para quem pratica atividades físicas, as lesões são um risco real, e na dança não é diferente. Pés, tornozelos, joelhos e coluna são partes do corpo que os bailarinos costumam sofrer lesões, mas elas podem ser prevenidas! 

Confira a dicas para evitar possíveis lesões na dança:
- Faça aquecimentos e alongamentos antes de iniciar o exercício.
Há quem pense que o alongamento é desnecessário, sendo uma prática evitada a todo custo. Mas é o alongamento e o aquecimento que preparam o corpo para esforço exigido durante a aula ou apresentação. Ele aquece os músculos, permitindo um aumento na flexibilidade, ampliando os movimentos sem que você sofra lesões.
- Cuide da sua alimentação.
Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como potássio, magnésio e cálcio é essencial para manter sua saúde em dia, principalmente músculos e ossos. Lembre-se de consultar uma nutricionista para ter uma dieta personalidade de acordo com as suas necessidades.
- Respeite os seus limites.
É muito comum bailarinos se machucarem durante treinos realizados sem o auxílio do professor. Alguns ficam focados em alcançar a excelência e, no decorrer disso, sofrem lesões.
O ballet é uma técnica que exige comprometimento e superação de vários limites. Todos os movimentos demandam força, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal. Porém, essas barreiras devem ser quebradas pouco a pouco, com auxílio de um professor e respeitando o limite do seu corpo. O grande segredo é ter paciência para conquistar tudo aos poucos e aprimorar a sua técnica sem se lesionar.
Fonte:

Onde: 

Studio de Dança Irany Sguillaro
Av. Major Alvim, 330
12942550 Atibaia
Highlights info row image
(11) 4411-6304