4 BONS motivos pra você consumir mais alimentos A GRANEL!

 


Você consome alimentos a granel? Segundo o dicionário Michaelis, a expressão "a granel" se refere a "mercadorias vendidas em quantidades fracionárias e sem embalagem ou acondicionamento". Pensando assim pode parecer estranho, mas pare um momento para pensar: não é comum comprar frutas e legumes que não estão previamente embalados? Então por que não fazer o mesmo com outros alimentos, como grãos?  

Se você ainda não se convenceu, dá uma olhada em alguns bons motivos para adotar o a granel de vez na sua rotina do mercado:

A granel ajuda o meio ambiente

Antes de mais nada vamos à razão mais óbvia: se não são utilizadas embalagens você está evitando a produção desenfreada de plásticos cujo destino é simplesmente o lixo, certo? O a granel é muito incentivado por ambientalistas do mundo todo, que são adeptos do 3 Rs: Reduzir, Reutlizar, Reciclar.  Uma boa ideia é colocar esses alimentos em potes, nos quais seja possível armazenar a quantidade considerada adequada. Depois é só usar o recipiente novamente, fazendo jus à ideia do Reutilizar.

 Evita a contaminação por resíduos

Você já sabe que o plástico libera toxina nos alimentos e embora não seja comprovada a ligação direta desse fato com o desenvolvimento de doenças crônicas, o próprio Instituto Nacional do Câncer, INCA, afirma que "aquecer alimentos ou adicioná-los quentes a recipientes plásticos aumenta o risco de câncer". Isso porque esse material "pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos". Por isso pode ser muito saudável comprar produtos a granel e armazená-los em recipientes de vidro. Isso porque, dependendo do produto, é bem comum que ele possua aditivos químicos, para que tenha um tempo de vida maior na embalagem plástica ou na caixinha. A granel, ele vai direto da balança para o seu pote de vidro.



 Evita o desperdício

Quem faz compras sabe que é muito triste ver que determinado alimento estragou e que por isso deverá ser jogado fora. O problema é que muitas vezes o produto é vendido numa quantidade maior que a consumida pela pessoa, e por isso parte dele acaba indo parar no lixo. Mas ao comprar a granel, é possível escolher exatamente a quantidade de cada alimento que será consumida no determinado prazo de tempo, por você mesmo! Essa é a melhor forma de reduzir o consumo desenfreado.

É mais barato

Se até agora você não estava convencido, chegamos à questão financeira. Não há como negar que o a granel é mais barato. Afinal, não você não estará pagando pelo custo da embalagem e da armazenagem na fábrica, apenas pelo alimento em si. Isso sem falar que, ao comprar apenas a quantidade que irá realmente consumir, você acaba levando menos para casa. Como resultado, paga um valor menor, enquanto a qualidade de vida aumenta, o planeta agradece!



Empório Sintonia Saudável

 Av. Brig. José Vicente Faria Lima, 130B, Atibaia, SP, Brazil

 (11) 98202-6831

 emporiosintoniasaudavel@gmail.com